Com nomes de peso na mesa do presidente Lula, a disputa pelo cargo de ministro da segurança está acirrada, mas alguns do candidatos vêm sofrendo resistência, situação que levou o Conselho dos Secretários Estaduais a sugerir o nome de Francisco Lucas Veloso, Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí.
De acordo com informações do portal Metrópoles o atual presidente do Conselho, Secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba, Jean Nunes, é o responsável pela indicação do nome de Chico Lucas, que segundo os bastidores tem boa relação com secretários de outros estados e é visto com bons olhos dentro do Conselho, especialmente devido aos índices de segurança do Piauí atingidos durante sua gestão, como aponta o Relatório de Segurança Pública de 2025, divulgado esta semana.
De acordo com o relátorio, houve uma queda de 31% no número de casos de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Em 2022, foram registrados 825 casos, já em 2025, o número caiu para 573. A taxa por 100 mil habitantes também caiu de forma expressiva, 33% em relação a 2022. Além de uma diminuição de 53% no número de furto de celulares, e de veículos no estado, com recuo de 38% — números que fortaleceriam a candidatura de Lula.
Através de um vídeo divulgado em suas redes sociais, o delegado geral Luccy Keiko comemorou a indicaçaõ de Chico Lucas.
“Eu defendo a criação [do novo ministério], e mais ainda o nome do secretário Chico Lucas, que, na minha visão de mais de 24 anos de polícia, foi o secretário que revolucionou a segurança pública no Piauí.”, comentou.
Possíveis candidatos para a nova pasta
São cotados ainda para assumir a nova pasta do Governo de Luís Inácio Lula da Silva, o ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência Wellington César, nome defendido por Rui Costa, Ministro da Casa Civil.
Também estaria na disputa o atual diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, um dos homens de confiança de Lula.








