O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) reforça que o prazo para alistamento eleitoral, transferência de domicílio e regularização do título vai até o dia 6 de maio. A data é fundamental para quem deseja participar das eleições gerais, consideradas de “cartela cheia”, quando o eleitor escolhe seis cargos diferentes.
De acordo com o chefe da Seção de Orientação às Zonas Eleitorais do TRE-PI, Hugo Leonardo Ferreira Leite, o pleito exige atenção redobrada da população.
“É um ano que a gente chama de eleição de cartela cheia. O eleitor vai escolher governador, deputado estadual, deputado federal, dois senadores e o presidente da República”, explicou.

O prazo também vale para jovens de 15, 16 e 17 anos que ainda não possuem título eleitoral, adolescentes de 15 anos já podem se alistar, desde que completem 16 até o dia da eleição. Além disso, eleitores que desejam transferir o título de um município para outro ou até entre estados também devem realizar o procedimento dentro do prazo. Outro grupo que precisa ficar atento é o de eleitores com o título cancelado.
Segundo o TRE-PI, cerca de 59 mil eleitores tiveram o título cancelado em 2025 no estado, principalmente por ausência às urnas. Hugo Leonardo alerta para as consequências da falta de regularização.
“Quem está cancelado, ele tem alguns problemas. Primeiro que não participa, né? Não pode votar e nem ser votado nas eleições. Segundo que ele tem alguns problemas na vida civil dele. Ele não consegue empréstimo em instituições bancárias. Ele não consegue passar em um concurso. Ele não consegue assumir, porque tem que estar aqui com a justiça eleitoral. Ele não consegue nem expedir um passaporte. Então, há uma série de probleminhas na vida civil decorrente da não quitação eleitoral.”, destacou Hugo.
É importante lembrar que o eleitor que já possui a biometria cadastrada pode fazer tudo pela internet, através do autoatendimento eleitoral pelo site do TRE. Também é necessário não deixar para resolver nos últimos dias para evitar as grandes filas.
“Façam isso com antecedência para evitar filas no final de abril e início de maio”, reforçou.








