O desembargador Aderson Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), assumiu provisoriamente o comando do Governo do Estado do Piauí nesse início de janeiro, em um período de transição administrativa de 10 dias. A transmissão do cargo ocorreu nesta quarta-feira (7), em solenidade realizada no Palácio de Karnak, em Teresina.
A assunção do comando do Executivo estadual pelo magistrado ocorre devido ao período de férias do governador Rafael Fonteles, que se estende de 8 a 19 de janeiro. Essa transferência também se deu porque o vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) igualmente estão em recesso, o que coloca o presidente do TJ-PI na linha sucessória conforme determina a Constituição estadual.

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o governador Rafael Fonteles enfatizou o papel institucional do ato e a harmonia entre os poderes no estado. “Não tenho dúvidas de que o desembargador irá conduzir muito bem o nosso estado. O povo do Piauí conhece a sua história, reconhece sua capacidade de gestão à frente do Tribunal de Justiça e certamente também acompanhará sua atuação à frente do Executivo nesse período”, afirmou.
Por sua vez, o desembargador Aderson Nogueira destacou o caráter simbólico e a responsabilidade da função, mesmo em um curto período. “Me passa alegria e também o peso da responsabilidade, mesmo que de forma breve, de estar à frente do Executivo piauiense. Este não é apenas um ato administrativo, mas um momento de afirmação institucional, que demonstra, de forma concreta, que o Piauí é guiado por princípios e pela harmonia entre os poderes”, declarou ele ao assumir o cargo.
Fonte: Governo do Piauí








