Com emoção até o último lance, o Vasco da Gama garantiu vaga na semifinal do Campeonato Carioca 2026 na noite deste sábado. Atuando em São Januário, o time empatou em 1 a 1 com o Volta Redonda FC no tempo normal e venceu por 5 a 3 nas cobranças de pênaltis.
Com a classificação, o Cruz-Maltino agora aguarda o vencedor do confronto entre Fluminense FC e Bangu Atlético Clube, que se enfrentam na segunda-feira, às 18h, no Maracanã.
Já o Volta Redonda, que teve o goleiro Avelino como principal destaque, volta suas atenções para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Antes, a equipe participa da Copa Rio, ao lado dos demais eliminados nas quartas de final.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco retorna aos gramados na próxima quinta-feira, às 19h, contra o Santos FC, na Vila Belmiro, pela quarta rodada.
Primeiro tempo
Ainda buscando regularidade na temporada, o Vasco iniciou a partida com maior posse de bola, mas encontrou dificuldades para transformar o domínio em chances claras. O Volta Redonda, por sua vez, apostou nos contra-ataques e quase abriu o placar aos nove minutos, quando MV ficou cara a cara com o gol, mas escorregou na finalização.
Aos 27, a equipe visitante aproveitou uma falha defensiva. Após roubo de bola no meio-campo, Jean Victor lançou Ygor Catatau, que se livrou da marcação e finalizou na saída de Léo Jardim, abrindo o placar.
Mesmo pressionando, o Vasco não conseguiu furar o sistema defensivo adversário e foi para o intervalo em desvantagem.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o time comandado por Fernando Diniz retornou sob vaias e com mudanças, passando a criar mais oportunidades. Aos seis minutos, Robert Renan cabeceou para fora. Aos 14, Puma Rodríguez desperdiçou boa chance ao dominar mal.
A pressão surtiu efeito aos 21 minutos, quando Cuesta cruzou e Spinelli, em seu primeiro toque na bola, cabeceou para o fundo das redes, empatando a partida.
A virada quase veio em seguida. Rojas finalizou de voleio após cruzamento de Andrés Gómez, mas Avelino fez grande defesa. O goleiro voltou a aparecer aos 27, salvando em finalizações de Brenner e Gómez.
Nos minutos finais, o Vasco seguiu no ataque, mas voltou a pecar na conclusão. Aos 48, Andrés Gómez ainda teve grande chance, novamente parada por Avelino, levando a decisão para os pênaltis.
Disputa de pênaltis
Nas cobranças, Rojas abriu o placar para o Vasco. Marquinhos desperdiçou para o Volta Redonda, mandando para fora. Na sequência, Tchê Tchê, Lucas Adell, Spinelli, Wagninho, David e Rafael Augusto converteram.
A vaga ficou nos pés de Puma Rodríguez, que bateu com segurança e confirmou a classificação vascaína para a semifinal.








