UFPI e Câmara de Teresina abrem 500 vagas gratuitas em cursos de qualificação

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), em parceria com a Câmara Municipal de Teresina, lançou um edital para seleção de participantes do projeto de extensão “Acredita no Primeiro Passo – Qualifique-se e Empreenda”.

Ao todo, estão sendo ofertadas 500 vagas gratuitas em cursos presenciais de qualificação profissional nas áreas de energia solar fotovoltaica e mecânica de motocicletas. Destas, 200 são destinadas ao curso de energia solar e 300 para o curso de mecânica.

As oportunidades são voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com idade entre 16 e 65 anos, residentes em Teresina e municípios vizinhos.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026, exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

Para participar, os candidatos devem anexar os seguintes documentos:

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de escolaridade
  • Número de Identificação Social (NIS)

O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de fevereiro de 2026, nos canais oficiais da FADEX. O prazo para interposição de recursos será no dia 20 de fevereiro, por meio do e-mail energiasolar@ufpi.edu.br.

Já o resultado final está previsto para o dia 24 de fevereiro, e o início das aulas ocorrerá a partir de 2 de março de 2026.

Formações

As aulas serão presenciais, com conteúdos teóricos ministrados no período noturno, das 18h às 22h, no Centro de Tecnologia da UFPI e na Escola da Câmara Municipal de Teresina. As atividades práticas ocorrerão aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, também no Centro de Tecnologia da UFPI.

O curso de energia solar fotovoltaica terá carga horária de 320 horas, abordando temas como noções básicas de eletricidade, funcionamento de sistemas solares, componentes, práticas elétricas e segurança do trabalho.

Já o curso de mecânica de motocicletas contará com 200 horas de formação, incluindo manutenção básica, uso de instrumentos de medição, regulagens, troca de óleo, ferramentas e diagnóstico eletrônico.

Programa

A iniciativa integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo é promover a inclusão produtiva e ampliar as oportunidades de geração de renda por meio da qualificação profissional.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *