Primeira Superlua de 2026 ilumina o céu neste sábado

A primeira Superlua de 2026, fenômeno em que a Lua Cheia passa pelo ponto mais próximo da Terra, poderá ser observada neste sábado (3) nas primeiras horas da manhã, destacando-se ligeiramente maior e mais brilhante no céu.

Neste sábado, 3 de janeiro de 2026, o céu poderá revelar a primeira Superlua do ano, quando a Lua Cheia de Perigeu termo técnico usado pelos astrônomos atingirá o ponto de sua órbita mais próximo da Terra por volta das 7h03 (horário de Brasília), oferecendo uma visão especial do satélite natural.

Popularmente chamada de Superlua, essa Lua Cheia ocorre quando o satélite está no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, o que faz com que pareça cerca de 6% maior e até 13% mais brilhante do que uma Lua Cheia média, embora a diferença seja sutil e, para a maioria das pessoas, difícil de perceber a olho nu.

Especialistas explicam que a Lua em si não aumenta de tamanho, mas sua órbita elíptica faz com que sua distância em relação à Terra varie. No evento deste sábado, a proximidade cerca de 362.312 quilômetros proporcionará essa condição especial, distinta da chamada “microlua”, quando o satélite se encontra mais distante do planeta.

Astrônomos destacam ainda que o fenômeno não implica variação física extraordinária, e que a aparente maior luminosidade e tamanho são resultado da posição orbital no momento da Lua Cheia, podendo ser observados sem o uso de equipamentos especiais em locais com céu limpo.

Fonte: Agência Brasil

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *