O mês de Dezembro no Piauí normalmente marca o início do período chuvoso no Piauí, no entanto, já estamos no fim do mês de janeiro e as chuvas continuam espaçadas e o estado vem sofrendo com calor intenso, tempo seco e baixa umidade do ar.
“A gente tem observado com o monitoramento dos órgãos federais que trabalhamos, que é o Inmet e o CEMADEN, é que as chuvas estão bastante irregulares no mês de janeiro. Chuvas que não chegaram no acumulado que sempre a gente tem de normal climatológica, que é, geralmente 200 milímetros, e considerando o ano passado, estão bem abaixo, estão bem irregulares as chuvas.”, declarou o Coordenador de Ensino e Capacitação da Defesa Civil do Piauí, Francisco Wellington.
De acordo Secretaria de Defesa Civil do Piauí, desde o último domingo (18), a situação climática do Piauí começou a mudar e a partir de agora teremos chuvas mais frequentes.
“Até amanhã a gente vai ter chuvas de valores bem significativos, principalmente na região sudoeste do estado do Piauí, que é a região dos cerrados. Então, essa irregularidade tem colaborado para essas chuvas mais espaçadas, distribuídas ao longo dos territórios do estado Piauí, concentrando-se em algumas regiões, como a região sudoeste.”, explica Wellington.

Piauí terá semana de chuvas após janeiro seco, segundo o Inmet
Nesta semana, o estado do Piauí seguirá com clima instável e maior probabilidade de chuva em grande parte das regiões. De acordo com os boletins meteorológicos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e informações de órgãos estaduais de clima:
- Início da semana: Instável, com alertas de chuva intensa no Piauí.
- Meio da semana: Maior frequência de pancadas de chuva, em especial na terça e quarta.
- Tendência: Clima ainda instável com chuva e calor, típico do período de transição entre estações.









