Piauí está em alerta para tempestades e queda de granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de chuvas intensas para o Sul do Piauí, de acordo com o órgão, as tempestades podem chegar a 100m/dia, com possibilidade de queda de granizo.

O primeiro é um aviso amarelo, que representa o potencial de chuvas intensas foi emitido às 10h deste domingo (1°) e é válido até as 10h da próxima terça-feira (3). O segundo é um aviso laranja, ele teve início à meia-noite deste domingo e tem o mesmo prazo que o alerta amarelo.

Previsão de chuvas intensas

De acordo com a Defesa Civil do Piauí, as projeções do Inmet apontam para a formação de instabilidades sobre todo o território da Chapada das Mangabeiras. Segundo as informações divulgadas pelo Instituto, 80 cidades das regiões Sudeste e Sudoeste tem a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h e até 50mm/dia, com a presença de ventos fortes, com variação entre 40 e 60 km/h.

O alerta também revela um pequeno risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Em outras 17 cidades do extremo Sul do estado, a previsão é de que as chuvas tenham volume entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar até a 100 mm/dia, com ventos que podem chegar aos 100 km/h, com a possibilidade de queda de granizo. O Inmet também alertou para a possibilidade de corte de energia elétrica, prejuízo para plantações, queda de árvores e alagamentos.

Orientações para a população

O Inmet orienta que a população tome cuidados durante o período chuvoso. Em caso de chuvas intensas e tempestades, é preciso evitar procurar abrigo embaixo de árvores, especialmente em caso de incidencia de ventos fortes.

Não se deve estacionar veículos perto de torres de transmissão, placas de propaganda e, se possível, é importante desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia.

E em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil através do 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *