A avaliação considerou o período de 1º de janeiro a 6 de outubro de 2025 e analisou critérios como atendimento ao cidadão, transparência, participação social, acessibilidade, qualidade das respostas, inovação, gestão e divulgação dos canais de atendimento.
A Seduc venceu a Categoria 1, que reúne órgãos com volume entre 1.200 e 2.200 manifestações registradas na plataforma Fala.BR, sistema oficial para pedidos de informação, reclamações, denúncias, elogios e sugestões.
De acordo com o painel “Resolveu?”, da Controladoria-Geral da União (CGU), a Ouvidoria da Seduc apresentou índice de 99,6% de resolutividade em 2025. Além disso, 99% das demandas foram respondidas dentro do prazo legal, com tempo médio de resposta de 9,08 dias, bem abaixo do limite de 30 dias.
Entre janeiro e novembro, o setor recebeu 1.793 manifestações, com praticamente todas solucionadas. Os temas mais recorrentes envolvem Educação Básica, certificados e diplomas, acesso à informação e gestão escolar.
Para o secretário de Educação, Washington Bandeira, o resultado reflete uma gestão focada no cidadão. “Fortalecemos a cultura de escuta e resolução. A Ouvidoria é fundamental para aprimorar os serviços e orientar as políticas educacionais”, afirmou.
Fonte: Governo do Piauí








