O lançamento do programa será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), a partir das 9h, com a presença de autoridades e representantes dos órgãos parceiros.
A iniciativa surge a partir de um diagnóstico sobre a segurança viária no Piauí, elaborado pelo TCE-PI em 2025, que aponta fragilidades significativas na gestão do trânsito nos municípios. De acordo com o levantamento, apenas 5,4% das cidades piauienses possuem Plano de Mobilidade Urbana e somente 6,25% estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O estudo também indica que fatores comportamentais são a principal causa dos sinistros de trânsito registrados no estado.
Diante desse cenário, o programa “Trânsito Seguro, Vidas Protegidas” propõe ações estratégicas voltadas à prevenção da violência no trânsito, à redução da letalidade — com atenção especial aos motociclistas — e ao estímulo de mudanças comportamentais e institucionais.
O programa está estruturado em três eixos principais: Fiscalização e Cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Municipalização do Trânsito e Educação para o Trânsito.
A iniciativa conta com a parceria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), da Secretaria de Comunicação do Estado do Piauí (Secom), do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e da Polícia Militar do Piauí (PMPI)








