As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil estarão fechadas para atendimento presencial entre quarta‑feira (28) e sexta‑feira (30) de janeiro devido a uma manutenção programada nos sistemas utilizados pelo órgão. A paralisação faz parte de um processo de atualização tecnológica com o objetivo de melhorar a estabilidade, a segurança e a eficiência dos serviços previdenciários.
Durante esse período, também ficarão indisponíveis os canais remotos de atendimento, incluindo o Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135. Esses serviços serão desligados a partir das 19h de terça‑feira (27) e devem permanecer fora do ar até o dia 31 de janeiro.
Para reduzir os impactos causados pela suspensão temporária, o INSS realizou atendimentos presenciais extras nos fins de semana anteriores (inclusive 24 e 25 de janeiro), permitindo que beneficiários antecipassem agendamentos que estavam marcados para os dias em que o atendimento ficará suspenso. O instituto também informou que, caso o beneficiário prefira ser atendido em um dia útil após o retorno das atividades, haverá a possibilidade de reencaixe de agendamentos, garantindo atendimento sem prejuízo.
A manutenção é realizada em parceria com a Dataprev, empresa pública responsável pela tecnologia de informação dos sistemas da Previdência Social, e busca, segundo o INSS, preparar as bases tecnológicas para um atendimento mais eficiente no futuro.
Fonte: Agência Brasil








