Sorrisos, abraços e muitas histórias para contar marcaram a chegada dos estudantes intercambistas do Programa “Do Piauí Para o Mundo”, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que retornaram ao Brasil no sábado (13), após um mês de imersão educacional e cultural na China e nos Estados Unidos. A recepção ocorreu no Centro Cultural de Línguas, na zona Norte de Teresina, e contou com a presença do Secretário Washington Bandeira, que deu as boas-vindas aos jovens e professores participantes do programa.
Durante um mês, os intercambistas enfrentaram o desafio de estudar em outro idioma, adaptar-se a novas rotinas e mergulhar em culturas radicalmente diferentes da sua.
“Na China foi uma experiência maravilhosa, até porque é uma cultura totalmente diferente, repleta de tradições e costumes que foram novidades para todos nós. A principal experiência que eu posso replicar na minha escola, além do incentivo para que aproveitem todas as oportunidades possibilitadas pela Seduc, é somar a metodologia de ensino que nós vivenciamos lá, de muito respeito e muito rico”, destacou Vinícius Guimarães dos Santos, professor do CETI Agnelo Pereira da Silva, de Teresina.
Para muitos, foi a primeira viagem internacional, uma travessia marcada pela superação da distância da família e pelo encantamento diante do novo. “A experiência de estudar por um mês nos Estados Unidos foi incrível. Poder conhecer três escolas de ensino médio e técnico foi algo maravilhoso. Tenho certeza que todas as aulas que tivemos, somadas às experiências em Harvard e no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), mudaram a minha perspectiva de futuro”, disse Marco Aurélio Gomes, aluno do CETI Professor José Pacífico de Moura Neto.
Na China, os estudantes ficaram instalados no Institute for Digital Economy & Artificial Systems (IDEAS), um dos principais centros de pesquisa do país nas áreas de economia digital e inteligência artificial. Nos Estados Unidos, a comitiva piauiense participou de práticas imersivas em instituições de referência, como a Worcester Tech, a Doherty High School e a Framingham High School. Nessas escolas, eles mergulharam em trilhas formativas nas áreas de robótica, biotecnologia, marketing digital, empreendedorismo, automação e estética profissional.
Segundo o secretário Washington Bandeira, a iniciativa reforça o compromisso da Seduc com uma educação pública conectada às demandas globais e às novas possibilidades de formação, destacando que, mais do que uma viagem, o intercâmbio representou um marco na trajetória dos estudantes, que retornam ao Piauí mais confiantes, maduros e conscientes de que a educação pode ser a ponte entre seus sonhos e o mundo.
Fonte: Governo do Piauí








