Dois cães foram resgatados nesta quarta-feira (11) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em situação de maus-tratos no bairro Parque Poti, na zona Sudeste de Teresina. Os animais da raça pitbull estavam abandonados em um imóvel alugado. A ação foi realizada de forma integrada pelas Polícias Civil e Militar.
No local, morava um casal, mas o homem foi preso pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio. Após a prisão, a companheira permaneceu por um período na residência e, depois, saiu o imóvel e deixou os cães.
Mesmo com a ajuda de vizinhos e do proprietário da casa, que tentaram alimentar os animais, a situação se agravou. O dono do imóvel não conseguia entrar no local devido ao comportamento agressivo dos cães, o que impedia cuidados adequados.
De acordo com o delegado Willame Moraes, o abandono configura crime de maus-tratos. Segundo ele “os animais estavam muito magros, expostos ao sol e à chuva, além de consumirem água contaminada”. Diante da situação, as equipes realizaram o resgate imediato.
Após a retirada do local, foi providenciado um tutor responsável para acolher os cães e garantir os cuidados necessários.
A ação contou com a participação da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA), do Batalhão de Proteção Ambiental (BPA) e do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Piauí.









