Nesta quinta-feira (11) pelo menos quatro voos foram cancelados no aeroporto de Teresina. Dois eram da Latam, um vindo de Brasília e outro com destino a Fortaleza e dois da Azul, um vindo de Recife e outro com destino à capital pernambucana.
O Grupo CCR, responsável pela administração do aeroporto, informou que apenas as companhias aéreas podem explicar os cancelamentos. Ate a publicação dessa matéria a companhia azul não se pronuncio sobre o ocorrido. A Latam informou que os cancelamentos são reflexo da ventania em São Paulo e orienta clientes a consultar o status do voo e alterar viagens pelo site ou app.
Não há confirmação oficial, mas os cancelamentos podem estar ligados ao vendaval que atingiu São Paulo e afetou os aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Entre quarta-feira (10) e a manhã desta quinta (11), 344 voos foram cancelados. Somente nesta quinta, cem voos foram cancelados.
São Paulo registrou ventos inéditos, segundo meteorologistas: foi a primeira vez que rajadas tão fortes ocorreram sem chuva ou temporais. Na quarta-feira (10), o Aeroporto de Congonhas chegou a registrar ventos de 96,3 km/h.
A ventania causou estragos: mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem luz, árvores caíram, parques foram fechados e voos cancelados. Até consultas médicas foram suspensas.
Confira abaixo o comunicado da Latam:
A LATAM Airlines Brasil alerta que há reflexos nesta quinta-feira (11 de dezembro) dos impactos meteorológicos registrados na sua operação no país, fato totalmente alheio ao controle da companhia. A LATAM precisou cancelar ou reprogramar voos desde quarta-feira (10 de dezembro) por condições climáticas adversas no estado de São Paulo, especialmente nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
Por isso, a LATAM orienta que o cliente consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto, e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site lata.com. Caso o voo tenha sido afetado, o cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
Hospedagem em São Paulo
Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.
Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro
O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo para viajar dentro dos próximos 15 dias. Essa alteração deve ser realizada antes da partida do voo original e é uma medida que ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.
A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.








