A Sesapi ampliou a capacidade tecnológica da rede pública com a aquisição de um sequenciador genético de última geração para o Lacen-PI. O investimento, viabilizado pelo Novo PAC, coloca o estado em um novo patamar dentro do SUS e alinha o laboratório piauiense aos mais avançados do país em diagnóstico molecular.
Com o equipamento MiSeq i100 Plus, o Lacen passa a ter maior capacidade de detecção e monitoramento de variantes virais e bactérias multirresistentes, gerando mais dados em menos tempo, com resultados mais robustos e confiáveis. A tecnologia também otimiza as rotinas laboratoriais e fortalece a vigilância em saúde.
Na prática, o novo sequenciador amplia a capacidade de resposta do Estado diante de surtos e eventos sanitários relevantes, garantindo diagnósticos mais modernos e maior agilidade no enfrentamento de ameaças à saúde coletiva.
O investimento reforça a autonomia tecnológica do Piauí, fortalece a ciência aplicada ao SUS e amplia a capacidade de antecipação e resposta a eventos sanitários, garantindo mais proteção para a população.
Fonte: Sesapi








