Na noite de sexta-feira (23), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Científica, Vigilância Sanitária e a Prefeitura de Teresina, realizou a Operação Silêncio e Paz em vários pontos da capital.
A ação faz parte do planejamento de segurança para o período pré-Carnaval e Carnaval, com foco no combate à poluição sonora, à desordem pública e à fiscalização no trânsito. Durante a operação, as equipes abordaram 113 pessoas e verificaram 12 veículos, entre carros e motocicletas. Ao todo, 29 estabelecimentos comerciais foram inspecionados, sendo que um deles, na BR-316, no bairro Esplanada, foi interditado após a fiscalização.

A operação também resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de uma arma de fogo. Além disso, dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram lavrados e outros dois indivíduos foram levados à Central de Flagrantes para procedimentos legais. No setor de trânsito, um veículo foi removido e uma motocicleta adulterada foi apreendida.
As equipes também registraram cinco casos de alcoolemia em testes do bafômetro, sendo um com natureza administrativa e quatro com natureza criminal, reforçando a intensificação da fiscalização para coibir a combinação de álcool e direção. O coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), destacou que a operação tem caráter preventivo e que a fiscalização será mantida de forma contínua em todo o estado, especialmente durante o período carnavalesco.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP, ressaltou a importância da atuação conjunta entre os órgãos envolvidos, o que, segundo ele, garante respostas mais rápidas e eficientes e amplia a sensação de segurança da população. A Operação Silêncio e Paz segue em andamento com o reforço de policiamento, blitz integradas e outras ações preventivas ao longo de todo o período de festas.
Fonte: SSP-PI








