O Aderson Antônio Brito Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí afirmou que o Poder Judiciário vive um momento de ascensão e pretende manter os avanços ao longo de 2026, com foco voltado no cumprimento de metas, ampliação de programas sociais e fortalecimento da atuação no combate à violência.
Durante a abertura do ano judiciário, o magistrado destacou que o ano passado foi marcado por um aumento em julgamentos e redução do acervo processual, além da retomada de reconhecimento nacional por boas práticas. “O Poder Judiciário nunca julgou tanto como julgou o ano passado, nunca baixou tanto processo como baixou em 2025. O que nós queremos é continuar nessa meta, cumprindo as metas e correspondendo à expectativa de quem tem demanda no Poder Judiciário”, afirmou.
Segundo o presidente, a principal missão da Justiça é garantir o julgamento dos processos com respeito ao devido processo legal, mas também aproximar o Judiciário da sociedade, especialmente das populações mais vulneráveis.
Entre as iniciativas destacadas está o programa Justo Acesso, que leva serviços do Judiciário para diversos municípios do estado. Somente no início deste ano, quatro unidades foram inauguradas nas regiões de Picos e São Raimundo Nonato, com previsão de mais de 20 instalações ao longo de 2026.
“É um programa extremamente relevante e o Poder Judiciário tem muito orgulho de ser o seu incentivador e parceiro dos municípios nesse projeto social tão importante”, ressaltou.
Sobre o combate à violência e ao crime organizado, o presidente reforçou o papel crucial do Judiciário na autorização de prisões, operações e decisões judiciais, além da parceria com o Ministério Público e o Executivo.
Na área estrutural, ele informou que não há previsão de criação de novas varas, mas que serão instaladas duas Centrais de Inquéritos nos municípios de Bom Jesus e São Raimundo Nonato para reforçar a atuação na área criminal. O presidente concluiu reafirmando o compromisso de manter um Judiciário cada vez mais eficiente, acessível e próximo da população.








