Através de informações vazadas, os criminosos podem cometer fraudes. Veja como se defender.
Este é um golpe que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil, os criminosos, utilizando dados vazados ou até mesmo documentos roubados, como o CPF e outros dados pessoais, conseguem cometer fraudes se passando pela vítima, podendo fazer compras, empréstimos e até mesmo lavar dinheiro.
Como se Proteger
No entanto, existem sinais que podem indicar que o seu CPF está sendo utilizado por outras pessoas, observando cobrança de dívidas inexistentes, assim como notificações de abertura de contas, solicitação de empréstimos e cartões que não foram feitas pelo titular.
Através de suas redes sociais, o Superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Zanatta, atualmente o Banco Central oferece uma maneira mais simples para o cidadão ficar de olho em possíveis golpes, o BC Protege Mais.
“Na prática, antes de o banco abrir qualquer conta, precisa analisar e consultar o sistema. Se o CPF estiver protegido, a conta é bloqueada na hora”
Como atiar o BC Protege Mais
Para utilizar o apçicativo é necessário entrar no site bcb.gov.br/meubc, depois acesse “serviços>cidadão>meu BC>BC Protege +”. Depois entre com a sua conta GOV.br nível prata ou ouro e clique em ativar proteção.
“Com essa ferramenta você consegue bloquear a abertura de conta corrente, de conta poupança e inclusão fraudulenta em conta de terceiros.”, ressalta o delegado.
A melhor defesa é a prevenção e o monitoramento proativo de suas informações financeiras.








