A Petrobras e a Vale assinaram um contrato para o fornecimento de diesel S10 às operações da mineradora em Minas Gerais, com o combustível produzindo pela estatal e incorporando a mistura obrigatória de biodiesel (15%), conforme as exigências legais.
Além da entrega tradicional do diesel, o acordo abre espaço para negócios voltados à redução de emissões, incluindo a compra e venda de diesel renovável (diesel R) e negociações para fornecimento de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), um tipo de combustível com maior conteúdo renovável.
A parceria entre Petrobras e Vale, que tem se fortalecido desde 2023 com iniciativas conjuntas em combustíveis mais limpos, como os testes com diesel R5 e diesel bunker com maior percentual de renováveis, se insere na estratégia da Petrobras de se aproximar de grandes consumidores finais e ampliar sua presença no mercado.
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o contrato permite à empresa “entender melhor as necessidades dos clientes e desenvolver soluções que gerem valor para a sociedade”. Já o CEO da Vale, Gustavo Pimenta, afirmou que o acordo fortalece a relação comercial entre as duas companhias e contribui para tornar as operações mais eficientes e sustentáveis.
A iniciativa também está alinhada com a visão de longo prazo das empresas em avançar na descarbonização de suas atividades, aproveitando o potencial do Brasil na produção de combustíveis renováveis.
Fonte: Agência Brasil








