HUT é o primeiro hospital de Teresina habilitado pelo Ministério da Saúde para cuidados paliativos

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) recebeu habilitação formal do Ministério da Saúde para dispor de uma Equipe Assistencial de Cuidados Paliativos (EACP), tornando-se o primeiro hospital de Teresina com essa certificação e um dos primeiros no Nordeste a atender a esse padrão. A autorização foi concedida em dezembro e publicada no Diário Oficial da União.

Antes da habilitação oficial, o HUT já desenvolvia assistência paliativa por meio de sua Comissão Multidisciplinar de Cuidados Paliativos. Com a habilitação, a unidade passa a contar formalmente com uma equipe composta por médico paliativista, psicólogo, enfermeiro, assistente social e técnicos de enfermagem, o que amplia a capacidade de oferecer atendimento integral, humanizado e centrado no paciente e nos seus familiares.

A médica paliativista Carla Sena, integrante da equipe, destacou a importância da abordagem, que visa aliviar o sofrimento físico, social, emocional e espiritual dos pacientes, oferecendo suporte também aos familiares, inclusive nos processos de luto. A habilitação reflete a consolidação da política nacional de cuidados paliativos, que busca ampliar e qualificar esse tipo de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS).

Referência em atendimentos de média e alta complexidade no Piauí, o HUT atua em diversas especialidades e agora reforça seu papel ao integrar a política de cuidados paliativos, contribuindo para a dignidade e qualidade de vida dos pacientes em situações graves ou crônicas.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *