Quase 16 mil piauienses já acessaram o aplicativo CNH do Brasil, plataforma do Governo Federal que reúne serviços digitais relacionados à habilitação. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito, o que demonstra a adesão gradual da população do estado à ferramenta.Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), os sistemas do órgão já foram atualizados para atender às novas diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Com isso, o estado está apto a receber candidatos que optarem por iniciar o processo de primeira habilitação diretamente pelo aplicativo.“Você já pode iniciar no aplicativo CNH do Brasil. Você pode fazer o seu cadastro, realizar as aulas teóricas e, a partir disso, concluindo a aula teórica, já pode se deslocar aos postos do Detran, onde vai fazer a biometria, pagar as taxas e receber a guia do médico e do psicotécnico. Feita a parte clínica, você pode ir para as autoescolas ou instrutores autônomos para fazer as aulas práticas. Após as aulas, você realiza o exame prático, que é a baliza e o percurso. Sendo aprovado, você tem sua CNH em mãos de uma forma mais ágil, mais barata, e o Piauí é um dos primeiros do Brasil”, destacou a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas.
Em todo o país, o aplicativo soma 19.4 milhões usuários até esta segunda-feira (15). O número de solicitações de abertura de processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação pela plataforma já ultrapassa 1 milhão, consolidando o uso do meio digital como alternativa ao atendimento presencial.
Acesse o aplicativo por este link
O curso de formação de condutores é o serviço mais utilizado. O conteúdo é oferecido em formato de textos, podcasts e vídeos, além de simulados, banco de questões e materiais complementares. Mais de 823.368 pessoas já acessaram o curso em nível nacional, com mais de 280 mil concluintes certificados.Entre os estados com maior volume de acessos estão São Paulo, com mais de 170 mil registros, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, ambos com pouco mais de 100 mil usuários.
No Piauí, o número de acessos indica a ampliação do alcance da política de digitalização dos serviços de trânsito.A plataforma também passou a ser utilizada na formação de instrutores autônomos, após mudanças nas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito. Atualmente, 57.100 pessoas estão em processo de formação nessa modalidade em todo o país, das quais mais de 32 mil já obtiveram certificação, o que permite atuação independente, sem vínculo obrigatório com autoescolas.
Confira o passo a passo:
1º passo: pré-cadastro no aplicativo CNH do Brasil
2º passo: curso teórico no aplicativo CNH do Brasil
3º passo: atendimento presencial e biometria no Detran-PI
4º passo: avaliação psicológica em clínicas credenciadas
5º passo: avaliação médica em clínicas credenciadas
6º passo: exame de legislação
7º passo: aulas práticas com instrutor autônomo ou autoescolas
8º passo: exame prático
9º passo: emissão de CNH
Fonte: Cidade Verde








